Benefícios do pilates na terceira idade

  1. Melhora a postura e reduz dores na lombar

Um dos benefícios do pilates na terceira idade é que a prática regular contribui para uma melhoria na postura do indivíduo. Há um fortalecimento da região lombar, promovendo posturas mais adequadas tanto quando a pessoa está em pé quanto sentada.

Consequentemente, esse efeito tende a reduzir as dores na lombar que podem ser comuns em pessoas da terceira idade.

  1. Aumento da flexibilidade

A flexibilidade também é estimulada durante a prática de pilates. Essa flexibilidade, no dia a dia do idoso, pode ajudar a reduzir os índices de lesões e pequenos acidentes que podem acontecer dentro de casa, por exemplo.

Da mesma forma, essa flexibilidade pode melhorar a mobilidade do idoso, dando-lhe mais autonomia e qualidade de vida por conta disso.

  1. Fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular pode ser alcançado à medida que a prática de pilates se torna rotina na vida do idoso. Como se trata de um exercício físico completo, a musculatura pode ser fortalecida, ao mesmo tempo em que é protegida contra lesões. Afinal, a prática de pilates é super recomendada para pessoas acima de 60 anos, devido ao seu baixo impacto.

Consequentemente, esse fortalecimento é uma das peças-chave para o aumento da autonomia nessa faixa etária, contribuindo para uma vida mais plena e feliz.

  1. Melhora o equilíbrio e reduz as chances de queda

Cada exercício de Pilates é projetado para melhorar não apenas a força e flexibilidade, mas também o equilíbrio e a coordenação motora, beneficiando todas as pessoas, incluindo os idosos.

Esses aspectos são especialmente importantes, pois aprimorar o equilíbrio e a coordenação pode ter um impacto significativo na prevenção de quedas, um problema comum nessa faixa etária.

Ao fortalecer os músculos estabilizadores e melhorar a consciência corporal, o pilates oferece aos idosos uma base sólida para se movimentarem com mais segurança e confiança, reduzindo o risco de quedas e lesões associadas.

Essa abordagem abrangente do pilates na terceira idade promove a independência e a qualidade de vida, permitindo que os idosos desfrutem de suas atividades diárias de forma mais segura e autônoma.

 

  1. Consciência corporal que melhora a percepção dos movimentos

A nossa consciência corporal é extremamente importante para que mantenhamos uma boa postura e possamos compreender de que forma nos movimentamos no dia a dia.

Será que nos agachamos sem sobrecarregar a coluna? Ou sentamos sem perder a postura? Esse tipo de questões podem ser respondidos à medida que vamos criando uma maior consciência dos nossos próprios movimentos.

No caso dos idosos, essa consciência corporal pode ajudá-los a evitar comportamentos e posições com o corpo que possam ser prejudiciais para as articulações, músculos e ossos, servindo de base para uma proteção a mais nesse sentido.

  1. Alivia os sintomas de stress e de ansiedade

A prática regular de pilates pode promover um aumento na sensação de relaxamento e bem-estar. Ao ligar exercícios controlados e concentrados, combinados com a ênfase na respiração profunda, o pilates ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e stress que podem afetar a rotina diária dos idosos.

Por meio da conexão mente-corpo que é cultivada durante a prática, os idosos podem experimentar uma sensação de calma e equilíbrio emocional.

Esses efeitos contribuem para um aumento na qualidade de vida e uma redução nas questões de saúde mental que podem estar presentes nesta faixa etária.

  1. Estimula a sociabilidade

As idas às aulas de pilates podem contribuir para um aumento na sociabilidade do idoso. Ele passa a interagir com colegas, pessoas que frequentam as aulas, professores, entre outros.

Esse contato com outras pessoas é extremamente importante para manter a saúde mental e cognitiva do idoso, ao mesmo tempo que lhe fornece amizades que podem fazê-lo vivenciar momentos mais felizes e prazerosos no seu dia a dia.

  1. Aumenta a autoestima e autoconfiança

Tanto por conta da construção de relacionamentos saudáveis quanto pelo aumento da autonomia e da força corporal, os idosos podem usufruir de um aumento na autoestima e na autoconfiança graças à prática de pilates.

Com a prática recorrente, torna-se possível melhorar as habilidades sociais, aumentar a sensação de satisfação pessoal – ao superar o desafio de fazer determinado movimento, por exemplo -, ao mesmo tempo em que os efeitos do pilates no corpo também contribuem para uma melhoria na construção da autoimagem do idoso.

Esses efeitos, no médio e longo prazo, podem aumentar a qualidade de vida e até mesmo a felicidade, tendo em vista que a autoestima e a autoconfiança impactam todas as esferas da vida de uma pessoa.

  1. Promove um envelhecimento saudável

Ao fornecer subsídios para uma melhoria na saúde mental e física do idoso, a prática de pilates também é responsável por desencadear um envelhecimento saudável.

Isso porque essa atividade física é considerada segura para idosos, o que proporciona mais segurança durante a prática e, consequentemente, uma melhor obtenção de todos os benefícios oferecidos pelo pilates. Por isso, é uma prática que vem sendo cada vez mais indicada para pessoas da terceira idade.

No entanto, para atingir todos esses benefícios com segurança e eficiência, é importante contar com a ajuda de quem realmente entende do assunto. Isso porque cada pessoa necessita de exercícios específicos, de acordo com as suas características físicas e limites.

Desse modo, é possível usufruir de efeitos positivos com segurança e personalização.